sábado, 30 de março de 2024

• O tuga no seu melhor

É que esta gente parece estar por todo o lado!... Um milhão de tugas* votaram contra o dito e tão famoso sistema. Mui descontentes e ressabiados contra aqueles, segundo eles, que só querem tachos e viver à conta da mama do estado.

Já se sabia que havia muitos portugueses a viver abaixo dum qualquer limiar de pobreza.

Agora sabemos também que o que grassa na nossa sociedade não será tão-só uma pobreza financeira. Ou como se alvitra muito hoje em dia uma pobreza energética. Não. Pior do que tudo isso é a pobreza de espírito ou intelectual que por aí se revela atingir tanta mente outrora sã. Ou presumivelmente sã.

E agora a pergunta que se impõe é: o que raio se há-de fazer com esta seita tão numerosa?…

Não se pode exterminá-los. Isso seria feio. E eles até gostam de se sentirem martirizados. Talvez então se criarmos um novo Tribunal do Santo Ofício, não sei... Claro, numa versão bem mais positiva. Que lograsse transformar grunhos e fachos em democratas novos.
________________________________________________

* Tugas são aqueles portugueses a quem se aplica na perfeição uma velha expressão cigana: “ai c’o menino nã presta…

sábado, 9 de março de 2024

• Dia de reflexão

Hoje, sábado dia 9 de Março, é o famoso dia de reflexão, sempre na véspera dum dia de eleições.

Não é suposto fazermos campanha por qualquer partido político no dia de hoje. Mas este espaço é meu e eu faço o que bem me entender. E aliás, ninguém lê as minhas diatribes, portanto… Safoda!…

É hora de tomar uma posição. Não podemos mais ficar só sentados em cima do muro.

Eu nunca quis divulgar as minhas simpatias pelo partido em que sempre votei nas eleições para a Assembleia da República Portuguesa. Já aqui neste blog manifestei empatia por outros partidos, mas apenas em eleições autárquicas ou para o Parlamento Europeu.

Já votei no Bloco de Esquerda para uma presença numa Assembleia Municipal ou para vereador. O PAN também teve o meu voto em eleições europeias. E até votei uma vez sem exemplo num partido que considero abjecto, o PSD, para eleger a figura pública de Hernâni Carvalho para presidente da câmara municipal do concelho onde resido. Apenas porque é uma figura pública e iria atrair a atenção de todo o país e dos órgãos de comunicação social sobre Odivelas, esse subúrbio da região da grande Lisboa por vezes subvalorizado.

Amanhã outros valores se levantam. É imperativo que a direita não chegue ao poder. Sobretudo esta direita trauliteira e bafienta.

Eles já estão todos babando, salivando e sentindo de antemão o poder a cair-lhes nas mãos, fruto de anos e anos de maledicência militante. Nada está bem, tudo está mal, gritavam. Ei-los com as faces cheias de sorrisinhos imbecis. Havemos todos de lhes dar o troco amanhã, domingo dia 10!...

Também em Espanha Pedro Sanchez já tinha o seu destino traçado. E na volta o povo espanhol...

Indecisos, suas bestas, pensem só no seguinte cenário… Imaginem que durante a pandemia o Nosferatu Peter Steps Rabbit ainda era primeiro-ministro. A coisa não teria corrido a modos que tão bem quanto o bacano do António Costa lá foi conseguindo levar o barco no meio da tormenta.

E quem é que preferem para ministro das finanças?… Os sinistros Vitor Gaspar e Maria Luís Albuquerque?… Ou os bonacheirões Mário Centeno* e Fernando Medina?…

________________________________________________


* O Ronaldo das finanças, assim apelidado pelos seus pares europeus dos mesmos ministérios.