quarta-feira, 18 de julho de 2018

• Paralisia

Já deixei registado noutro blog meu que fui acometido duma ligeira moléstia, uma dita “paralisia facial idiopática”. Há duas semanas atrás.

Uma coisa que é uma beka chata mas que passa com o tempo. Apenas há que ser paciente. E eu assim tenho feito e faço, paciento.

E enquanto paciento, aqui dentro da minha concha, tenho tempo para observar o mundo. Um pouco mais atentamente.

E o mundo todo também parece ter estado sofrendo duma paralisia.

Paralisado e suspenso o mundo se quedou acerca da sorte dos competidores nesse evento maior que foi o Campeonato do Mundo de Football na Rússia.

E até eu me deixei alienar, apesar de pouco procurar ligar ao que se passa no ludopédio globalizado… Porra para este poder que o football tem sobre as nossas mentes fracas!… Ou talvez só a minha…

Já agora, Спасибо, Россия. Jolly good show you have performed. Organização impec!...  ;-)

Paralisado e suspenso o mundo se quedou acerca da sorte de doze miúdos e de um adulto que os deveria orientar mas que se deixaram aprisionar numas entranhas profundas da mãe-natureza. Falta de respeito à nossa mãe que esta não perdoou. 

E enquanto o planeta inteiro ficou ansioso do desfecho da operação de salvamento dos petizes, tivemos que gramar com reportagens televisivas, arrastadíssimas de horas e horas contínuas, que não deixavam espaço a mais nenhum outro acontecimento. Recheadas de comentários de experts de mergulho em grutas que repetiram até á exaustão banalidades. Impulsionados por repórteres que já não sabiam mais o que perguntar e repetiam as mesmíssimas questões vezes sem conta também.

No meio disto tudo, a morte de mais de cem cidadãos de um país altamente desenvolvido devido a uma catástrofe natural, inundações fora do comum, passou em branca nuvem!… 

Lição a tirar desta calamidade: a civilização nada pode ainda contra a natureza. Nem aqui no meu pobre Portugalito, nem na Califórnia, a sua prima de famílias ricas, nem no expoente tecnológico do Japão. 

Voltando aos nossos rapazes futebolistas siameses, tanto se noticiou que estes queriam já no hospital tirar a barriga de misérias com um manjar local que se chama “phad ka pao” que até a mim me apetece provar um dia essa exótica iguaria.

Fica gravado na minha to-do list. É uma coisa simples, carne picada frita numa sertã e salteada com manjericão, acompanhada com arroz branco. Mas é capaz de ser bão.

Paralisado e suspenso o mundo se quedou também acerca de quaisquer novas diatribes e manobras de marketing político do presidente da nação mais poderosa desta Terra. 

E parece que ninguém consegue fazer ouvir a sua voz de contraditório nos media!… Para dizer que o rei vai nu. Que Trump é um saco cheio de coisa nenhuma. Um pastel de vento.

Ainda anteontem o bom do Donald e o bacano do Vladimir resolveram marcar um rendez-vous no quintal do vizinho deste último. E lá foram desassossegar os coitados dos pacatos dos habitantes de Helsinki. Para quê?… Que sumo espremido é que saiu desta tão alardoada importante cimeira dos dois maiores líderes mundiais?… Alguém me diz?…

Bem, e agora?… Quando é que vamos sair deste torpor?… Será que vamos ter de esperar pela costumeira rentrée?… Ou esta silly season deste ano vai eternizar-se?… Já não me espantava nada. Os deuses estão a lograr paralisar-nos. E isso até pode não ser mau de todo.

Sem comentários: