segunda-feira, 18 de junho de 2018

• O outro ópio do povo


"A religião é o ópio do povo” 

Assim sintetizou Karl Marx um pensamento que já vinha sendo dito por outros filósofos alemães, tais como Immanuel Kant. E Vladimir Ilyich Ulyanov, imortalizado pelo seu nickname Lenin, levou esta máxima a peito. Destruindo igrejas.

Hoje, Vladimir Putin vê uma outra forma de alienação das massas. Um outro ópio. Que sente poder trabalhar em benefício da sua linha política. E constrói estádios de football.

Eu admiro Putin, o homem, não o político. E não queria nunca que eu fosse visto por ele como um elemento inamistoso contra ele ou o seu país, a grande Rússia. Contra o seu país nunca seria. Mais do que Putin, eu sempre admirei a alma colectiva do poco russo.

E por deformação profissional antiga, do tempo em que eu era em exclusivo um designer gráfico na área do advertising, também ou mais uma vez, acho admirável e extremamente elegante o grafismo criado para este Mundial.

Por último, por causa duma vocação profissional falhada, a arquitectura, carreira que não cursei nem segui, admiro a criatividade dos estádios novos concebidos para esta competição desportiva globalizada.

Eis abaixo a minha contribuição para este incontornável mundo do ludopédio. A divulgação de aerial views de todos os doze estádios palcos de partidas de football - ainda não vi em nenhum website uma colectânea de imagens como esta aqui... - que prometem serem as mais belas de todos os tempos.

Creio mesmo que os nossos bravos irmãos eslavos vão conseguir esse desiderato, essa façanha ilustre.
 
Luzhniki Stadium, Moscow
Spartak Stadium, Moscow

Saint Petersburg Stadium
Samara Arena
Kazan Arena

Nizhny Novgorod Stadium
Volgograd Arena
Mordovia Arena, Saransk
Ekaterinburg Arena

Rostov Arena
Fisht Stadium, Sochi
Kaliningrad Stadium

Nenhum comentário: