quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

• Um aplauso à criatividade

Hoje venho aqui fazer um necessário aplauso à criatividade. 

Digo necessário porque é mister incentivar a criatividade quando esta aparece na política. Os políticos são hoje em dia tão previsíveis, tão dentro da linha, tão fiéis ao que os correligionários de cada partido esperam e querem ouvir… Ao que estão habituadíssimos a ouvir.

Aplaudo este cartaz do Bloco de Esquerda, que se foca nessa suposta crise que a gestão privada do serviço público dos correios terá criado. Não há aqui um discurso diferente, certo. Mas há algum humor. O que é raríssimo. E não doentio.

Para que haja uma referência do antes e do depois, reproduzo aqui ao lado o logotipo oficial dessa empresa outrora pública, que anacronicamente ainda se denomina de CTT, Correios Telégrafos e Telefones.

Um dia no Aeroporto de Lisboa, ao despedir-me de uma boa amiga minha de volta para a sua Hong Kong natal, eis senão quando ela quis despachar um postal pelo velho snail mail. Ao chegar perto do balcão, exclamou ela com algum espanto:

- Are you sure this is actually the post office?… Seems a lot like just another souvenir shop.

E ela tinha toda a razão. Não parecia muito uma típica estação de correios de outros tempos. Havia ali à venda livros, artigos de artesanato, de luxo, etc… E hoje nos correios temos também um serviço de banco, uma seguradora e o que mais vierem a inventar para ocupar os seus funcionários.

Dito isto, estou-me nas tintas para o que quiserem fazer deste bem antigo serviço público. Por mim, podem fechar todas as estações de correios. Já há muito que não sou um cliente assíduo. O tempo em que tinha montes de penpals de todas as partes deste mundo com quem trocava correspondência às carradas findou há mais de 20 anos.

Mas o cartaz desta campanha do BE está giro!… Tá bué giro, mesmo.  Arrancou-me um breve sorriso quando o vislumbrei assim de repente, caminando por la calle.  ;-)
____________________________________________________

Nota: para ouvir uma banda sonora original relativa a este post, clicar aqui. Verão que não tem nada a ver, é verdade… Mas numa pesquisa rápida no YouTube não encontrei nenhum tema musical relevante dedicado a “post office” ou a “correios”. E esta canção tradicional tunisina fica no ouvido e eu queria partilhá-la, à viva força.

Nenhum comentário: