sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

• Natal em tempo de guerra

O dia de Natal, 25 de Dezembro, é já daqui a umas três rotações da Terra em relação ao seu próprio eixo.

E eu, para ser um desmancha-prazeres bem rasca, venho lembrar que não acontecerá em todos os cantos deste mundo a pornográfica ostentação de comezaina nas costumeiras ceias de Natal. Nem a reunião de todos os membros duma dada família será possível.

É isso que nos mostra o excelente cartoon acima, que ilustra este post. Que só poderia ser da autoria desse admirável povo ucraniano.

Que continua a ser vítima da estupidez de Vladimir Putin. E da parcela do povo russo que o idolatra e crê nas suas delirantes falácias.

A bem da higiene planetária era mister neutralizar aquela besta.

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

• Duas regras

E mais não digo. Quem não perceber… Quedar-se-á assim para todo o sempre, que eu jamais explicarei a piada.

Afinal, isto é o Anedotário Rasca, não?...

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

• The same struggle

Ukrainians and israelis, both these people have suffered unexpected attacks. Both these nations face the danger of disappearing from the world map, if they will stop fighting.

I only wish that ukrainians could have the same military superiority over their enemies that the israelis have.

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

• The idiot guy joke

O cartoon acima lembra-me uma outra piada sobre o mesmo idiota. Que é assim:

Um activista russo começa a gritar aos quatro ventos na Praça Vermelha em Moscovo que “Putin é um idiota!…”.

É preso na hora e imediatamente condenado a uma pena cumulativa de 25 anos.

5 anos por difamar o actual* presidente da Federação Russa.

20 anos por divulgar um importantíssimo segredo de estado.

________________________________________________

* E quiçá vitalício, se nenhum mamborreiro lhe limpar o sebo, entretanto… "Tu quoque, Brutus!...", já dizia o outro. Adorava que o papel de Brutus calhasse ao Peskov. Ou aquele execrável general que é o porta-voz do exército russo nos noticiários da tv.

sábado, 30 de setembro de 2023

• A NAFO

A NAFO*… Um jogo de palavras com outro acrónimo, a NATO. Se a Ucrânia ainda não pode aderir à NATO, os ucranianos já podem juntar-se à NAFO em nome individual. E o mesmo acontece com todos os seres deste mundo que comecem a sentir uma particular forma de comichão, a que alguns chamam Russofobia.

Já há algum tempo que esta NAFO me vinha despertando a atenção nas redes sociais. Mas afinal, que raio é esta bizarra coisa da NAFO?…

Se quereis descobrir, caros leitores, clicai aqui, por supuesto.
________________________________________________

* North Atlantic Fellas Organization

terça-feira, 19 de setembro de 2023

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

• WYD Lisbon 2023

Let me begin at once by solemnly stating that I am not a believer.

Having said that, I cannot remain blind to what happened this week in my hometown Lisbon. And the previous ones throughout this small country, which suddenly found itself invaded by perhaps about 10% of its official population.

And that significant increase in population, coming from all parts of this world - except, they say, from the Maldives - was totally made up of happy people. Positive feelings, no one complaining about anything, despite being a hard time under a heat wave.

For a week or two or maybe longer* my country Portugal - the whole of it, including the Azores and Madeira archipelagos, but mainly the great Lisbon area - dethroned my also dear Finland as the happiest country in the world.

The WYD, or in portuguese, as Jornadas Mundiais da Juventude, oficially ended yesterday, sunday. Everything went well, we locals can finally breathe a sigh of relief because there were no major incidents, given the huge number of outsiders who were here present.

All in all, it was a good exercise of citizenship taken to the extreme. And we all passed this drill, both locals and visitors. I wouldn’t mind to live it once again.

End of statement.



________________________________________________

* Some of these happy souls came earlier than last week and others are still swarming around...

quinta-feira, 20 de julho de 2023

• Ainda a OME* russa

Como não gostar deste povo ucraniano? Como pode haver gentinha que lhes nutre um ódio doentio ou patológico?

Têm que suportar com uma agressão brutal e desproporcionada por parte do cabrão do Putin, que já lhes arrasou com muitas cidades… E no entanto mantém um fino humor, carregado dum sarcasmo delicioso de inteligente. Entendedores entenderão.

Este é só mais um exemplo desse humor, depois dos que divulguei num post deste blog em Abril do passado ano.

________________________________________________

* OME, Operação Militar Especial, como cinicamente o Kremlin resolveu baptizar este conflito tão estúpido e absurdo quanto um dia se concluirá que foi totalmente desnecessário e muito oneroso em vidas humanas. Tanto que até o sanguinário Yevgeny Prigozhin já verbalizou assim.

terça-feira, 27 de junho de 2023

• O SNS

Estive internado desde a passada terça-feira dia 20 até à sexta-feira dia 23 no Hospital Beatriz Ângelo. E tenho a dizer o seguinte:

Se um dia um qualquer ministro das finanças estiver a ser tratado como eu estou, os(as) enfermeiros(as) vão ter todas as suas justas reivindicações salariais e de carreira satisfeitas. Sem quaisquer limites impostos por orçamentos de estado!…

O nosso SNS, Serviço Nacional de Saúde, é de facto uma conquista civilizacional muito importante, que temos disponível de bandeja sem muitos de nós nos apercebermos do extremo valor que é tê-lo. Até que precisamos deste serviço público.

Agradeço a todos os deuses e anjos uma vez mais pelo dedicação e profissionalismo de enfermeiras, médicos, auxiliares e demais pessoas lindas que me acarinharam na enfermidade e momento de fragilidade por que tive de passar. Um príncipe do Mónaco não se sentiria melhor tratado do que eu fui, digo solenemente.

sexta-feira, 12 de maio de 2023

• Óbvio ululante

Recebi uma mensagem de email, à laia de carta aberta para acordar todos os cidadãos russos, bem como manifestar que ainda há vozes discordantes naquela grande nação que perdeu a noção.

Eis a ideia essencial que resume essa longa mensagem:

Если мы хотим мира, то мы не должны воевать, мы не имеем права бомбить мирные города, мы не имеем права убивать наших братьев!

Aqui vai a tradução para inglês*: If we want peace, then we should not fight, we have no right to bomb peaceful cities, we have no right to kill our brothers!

Isto faz-me pensar que ainda há esperança. Ainda há dentro das fronteiras russas quem use o cérebro e mais do que isso, quem tenha a coragem de dizer o óbvio ululante.

E eu não consigo compreender quem na esfera dos países ditos ocidentais diga que defende a paz mas incita um estranho e inesperado ódio contra um dos lados, os coitados dos ucranianos, que mais não fazem do que ter de se defender de ataques brutais, desmesurados e, até de certo modo, cobardes da parte da Rússia. Ou melhor, de Putin e dos seus orcs.

Porque é que alguém há-de ir na cantiga deste novel candidato a anti-Cristo que repete à exaustão que os ucranianos são neo-nazis?… Já ouvimos uma história do género, as tais armas de destruição maciça, para justificar a invasão do Iraque pelos USA, a liderar uma coligação com outros exércitos. Já não se engolem tais bodes expiatórios.


Porquê tanta aversão injustificada a Volodymyr Zelenskyy?… Acaso seriam também contra a resistência que Viriato moveu ao ocupante império romano?… Ou talvez preferissem que a dinastia filipina nunca tivesse findo em 1640…

Como é que alguém com dois palmos de testa pode ficar do lado de quem pratica esta guerra de terror onde se larga fogachada sobre áreas urbanas pela vã glória de poder dizer que se tem o domínio de cidades de pequena ou média dimensão? Ou até mesmo patacas aldeias ou simples zonas rurais?… 

Como é que toda esta insensatez ainda não teve um fim?…

E como não reconhecer e até admirar o extraordinário estoicismo do povo ucraniano, ao não desistir de resistir e ripostar a estas cínicas e bárbaras agressões?…


Não será tão óbvio de que lado é que todos deveríamos estar?…

________________________________________________


* Constante no texto da mesma mensagem de email.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

• Come on, baby, light my fire

Bom, se calhar não era bem este bebé que Jim Morrison tinha em mente quando compôs a mais famosa canção dos Doors…

De qualquer modo, aqui temos a explicação porque estas criaturas mitológicas* desde tenras idades começam a cuspir fogo.

________________________________________________


* E mascotes do grande fêquêpê.

sexta-feira, 31 de março de 2023

• Daddy or Father?...

Uma vez que, entre outros mui relevantes assuntos para a nossa sociedade, a padralhada anda hoje em dia na berra por causa das merdas indecentes que sempre fizeram ao longo de séculos*, aqui venho hoje - à falta de melhor inspiração para postar - deixar esta blague, que só funciona bem entre anglo-saxónicas falantes.

Uma vez contei esta piada a um grupo de turistas nova-iorquinos, um pai ancião e dois filhos já quarentões, e eles riram à beça enquanto degustávamos uns pastéis de Belém in situ, pois claro!...

________________________________________________


* Lembremo-nos dos Borgia, essa linda famelga, no seio da qual foi parido Rodrigo de Borja, que chegou a Papa como Alexandre VI.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

• Vida justa

No passado sábado houve uma manifestação em Lisboa clamando por uma… Vida justa.

E eu fico pasmo. Mas que c…, desde quando é que a puta da vida é ou foi alguma vez justa?…

Se estamos descontentes com a dita carestia de vida, de preços de bens essenciais sempre a aumentar, há um bom remédio para combater isso. Parar de consumir ao ritmo que vínhamos adoptando. Ou de todo. Vão ver que os preços desatam logo a baixar.

E ainda… Pergunto-me quantos dos mamborreiros que se juntaram a esta jovial manifestação não terão estado dias antes a “celebrar” o Carnaval, gastando grande parte do seu orçamento familiar em fantasias e outros adereços numa festa efémera?… E depois vêem chorar só uns dias mais tarde que o guito deles não dá para tudo???…

Mais: os povos que alimentam hordas de refugiados, tais como os africanos, os sírios, os afegãos, os ucranianos e outros que tantos, e que aqui, ao jardim á beira-mar plantado, vieram parar na sua desgraça, o que pensarão sobre esta manifestação?…

Eu sei, é controverso e polémico aquilo que eu estou p'ráqui a escrever, mas… Podemos todos parar uma beka e pensar também nestas questões que aqui levanto?…

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

• Janeiro

No hemisfério norte este primeiro mês do ano é mesmo uma seca. É a segunda-feira dos meses.

E ainda há quem comemore tanto na passagem do ano… Para a seguir levarmos com esta chatice toda.

No dia 1 de Janeiro pela manhã bem cedo fiquei apeado. Sem poder conduzir o meu “capotinha vermelho”, o meu belíssimo Giumobile. Por motivos que nem quero agora lembrar e dissertar sobre estes. Mas um dia mais tarde hei-de contar as minhas desventuras.

Por ora, o que me apetecia era suplicar por alguma amiga que esteja a ler estas linhas e como voluntária pudesse pegar no volante do meu Fiat 500C e ser minha motorista ocasional.

Porque esta singular viatura e eu mesmo não fomos feitos para estarmos parados, encostados a uma box.

Eu banco o veículo e o combustível e vamos passear os dois, por onde nos der na real telha. Mas também para ir fazer as minhas indispensáveis compras.

Alguém por aí, de preferência vivendo não muito longe de mim*, que se chegue à frente?… Come on, this thing could mean lots of fun for both of us.

________________________________________________

* O meu código postal é 2620-274 Ramada. Fica no concelho de Odivelas, a poucos minutos do centro da capital da Tugalândia.